METODOLOGIA CIENTIFICA
Científica
TÉCNICAS INTRODUTÓRIAS DE ESTUDO
1.1
METODOLOGIA DA PESQUISA: É uma disciplina acadêmica construída a
partir do princípio aceito, de que não há produção de conhecimento científico, ou melhor, da Ciência, a não ser através da pesquisa.
1.2
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA: estratégia e táticas indicadas para
as diversas fases do processo da problematização1, coleta de dados e informações, da mensuração, da formação do marco teórico, da formulação de hipóteses, do levantamento de variáveis e seu relacionamento, da análise de dados, da prova ou da comprovação, ou não, da hipótese.
Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, pesquisa é a indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; é a investigação e o estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. Assim sendo, pesquisar é inquirir (perguntar), interrogar, indagar, investigar, questionar.
1.3
A PALAVRA PESQUISA:
Pesquisa é uma palavra de origem espanhola. Herdada do Latim, do verbo perquiro, que significava “[...] procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem; aprofundar na busca”. O particípio passado desse verbo latino era perquisitum. Por alguma lei da fonética histórica, o primeiro R se transformou em S na passagem do Latim para o Espanhol, originando o verbo pesquisar que conhecemos hoje. Daí você percebe que os significados desse verbo em Latim insistem na idéia de uma busca feita com cuidado e profundidade (BAGNO, 2000).
1
Esse termo se refere aos possíveis questionamentos e críticas a um determinado postulado teórico, uma técnica ou até mesmo, a uma situação qualquer.
3
1.4
A PESQUISA NO DIA-A-DIA:
A pesquisa faz parte do nosso cotidiano. Observe o seguinte: quando você, pensando em alugar uma casa, abre a página de classificados do jornal e sai marcando
os