Resenha sobre gestão da educação
Resumo:
Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre a interdisciplinaridade, abrir o leque do entendimento sobre essas práticas, ao mesmo tempo em que reforçando a análise de certas abordagens e conceitos sobre o tema e principalmente traçar paralelos a uma temática muito discutida pelos grandes pensadores da educação. Um novo ângulo, uma ótica diferente, uma variação conceitual ajudam, por certo, a fundamentar melhor a compreensão sobre a realidade e os processos que a constroem, que atualmente nossos alunos não conseguem mais enxergar o saber como um todo e como os Parâmetros Curriculares abordam essa temática.
Palavras chaves:
Interdisciplinaridade, práticas, pensadores, currículo, escola, conhecimento, disciplinas,
Formulação de problemas/questões norteadoras:
Como e o porquê utilizar o fazer pedagógico dentro da interdisciplinaridade?
Formulação de Hipótese:
Na atual conjuntura educacional, onde o conhecimento se encontra tão dividido em tantos ramos poderíamos fazer do processo ensino/aprendizagem uma construção do saber com visão globalizada?
Justificativa/relevância:
Por ter sido a ciência tão dividida em ramos, hoje o conhecimento dentro da escola se encontra da mesma forma, na qual, o educando já não consegue enxergar numa problemática a interação de um todo, encarando, então, um ramo do conhecimento, uma faceta apenas do saber como verdade absoluta.
Objetivo Geral: * Entender o que venha ser interdisciplinaridade.
Objetivo específico: * Conceituar a interdisciplinaridade na escola. * Refletir as práticas pedagógicas atuais. * Compreender o saber como um todo.
Metodologia:
Pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, descritiva, tendo como autores conceituais: Pombo (2004), Carlos (2006), Fazenda (1994), Siqueira; Pereira (2005) e os PCN's que tratam deste tema interdisciplinaridade, de forma que defenda as disciplinas se dialogando entre elas para que assim o educando possa ter