Artigo
VALÉRIA ALVES AYRES
MACEIÓ
MARÇO - 2013
VALÉRIA ALVES AYRES
RESENHA DO TEXTO: DOS PRIMEIROS ESCRITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL AOS ESCRITOS SOBRE GESTÃO ESCOLAR: mudanças e continuidades
Trabalho apresentado a Professora Divanir Maria de Lima da disciplina Organização e Gestão do Trabalho Escolar. Do curso de Ciências Biológicas – EAD.
MACEIÓ
MARÇO – 2013
DOS PRIMEIROS ESCRITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL AOS ESCRITOS SOBRE GESTÃO ESCOLAR: mudanças e continuidades
Drabach, Neila Pedrotti, possui formação em Pedagogia, pela UFSM, especialização em Gestão Educacional pela UFSM e Mestrado em Educação pela UFSM. Tem experiência docente na área de Educação Infantil, Anos Iniciais, formação continuada e Educação a Distância. Atualmente, é servidora do Instituto Federal do Paraná, atuando na Pró-reitora de Ensino na Coordenação de Ensino Superior, e participa de grupos de pesquisas interligados à UFSM e Mousquer, Maria Elizabete Londero. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2003), Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil.
Este é um trabalho no qual pretendo fazer uma resenha crítica do texto: Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil, das autoras citadas acima. O texto aborda, numa linguagem clara e objetiva, Gestão Democrática do Ensino Público.
Começa na década de 30 a trajetória da administração da educação. As teorias acerca desse assunto estiveram sempre, em geral, atreladas às concepções e aos princípios da administração empresarial, e esta, por sua vez, ao desenvolvimento do capitalismo e seu processo de burocratização das organizações sociais ao longo de sua estruturação.
É de suma importância ressaltar, que a gênese das discussões acerca da