Resenha Organização e Gestão da Escola A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do Professor
Jairo Damasceno Filho
Resenha
Organização e Gestão da Escola
1º Capítulo - A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do Professor
Arapiraca
2014
Jairo Damasceno Filho
Resenha
Organização e Gestão da Escola
1º Capítulo - A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do Professor
Resenha apresentada ao Curso de Educação Física sob orientação da professora Adriana Cavalcanti dos Santos como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Projeto pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar.
Arapiraca
2014
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl., Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente.
O livro “Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática" de José Carlos Libâneo, nos quatro primeiros capítulos discutem os objetivos, funções e critérios de qualificação das escolas e da situação do professor quanto profissional.
O autor inicia o capítulo 1º com uma abordagem onde nos informa que em estudos recentes sobre o sistema escolar e as políticas educacionais o ponto central da discursão é que a escola torne-se uma unidade básica e um espaço de realizações dos objetos e metas do sistema educativo. Ou seja, que os objetos (alunos) se realizem com receptores do aprendizado e detentores do saber, mas o que torna isso um utopia são as metas que podemos dizer que esse aluno terá em certo momento de sua vida escola a chamada aprovação automática, pois a meta do governo não é uma realidade satisfatória,