Resenha sobre felicidade
Falar sobre sentimentos e emoções é falar sobre algo muito complexo e também muito importante quando relacionado à felicidade dos indivíduos que compõem a nossa sociedade. Além disso, pensar sobre esse assunto nos faz refletir sobre o destino que estamos dando às nossas vidas, tendo em vista o fato de que a felicidade é o que todos, ou pelo menos a grande maioria, almeja para a sua vida. Por que temos sentimentos e emoções? Qual é a fórmula da felicidade? Em que contexto essas três palavras estão envolvidas e o que possuem em comum? Essas são indagações que nos fazem parar e questionar as milhares de respostas possíveis.
Sentimentos são fundamentais para guiar a nossa vida. Eles se baseiam em experiências vividas por nós para no futuro nos proteger de algum experimento ruim ou nos fazer conscientes de que o que esta por vir é bom. No entanto, seguir cegamente os sentimentos nem sempre é o recomendável. Muitas vezes relações, de forma geral, são destruídas quando, por impulso, agimos sem pensar, apenas através das nossas emoções e sentimentos momentâneos. Para nossa sorte, somos seres diferenciados dos demais. Nós fomos abençoados com o que chamamos de consciência. Graças a ela somos conscientes de nossos sentimentos e temos a opção racional de reagir a eles. É nesse contexto que entra a razão, outro fator fundamental para nossa vida.
Sem a razão seríamos movidos única e exclusivamente pelas emoções. É através da razão que decidimos o que é certo e o que é errado, o que devemos e o que não devemos fazer para o nosso bem. Em outras palavras, é pela razão que tomamos as decisões mais importantes da nossa vida. Mas como tudo exige um porém, assim como os sentimentos, a razão não tem condições de nortear a nossa vida por rumos sensatos. É necessário então, um misto de razão e sentimento em nossas vidas para que possamos sempre seguir a direção mais ajuizada possível, em busca da felicidade.
Tudo que precisamos para sobreviver, nos causa