resenha sobre: capitulo 1 alfabetização e linguistica
resenha do capitulo um do livro: alfabetização e a linguística.
Porto Velho
Novembro de 2013
A importância dessa obra é, antes de tudo, a preocupação com todos os problemas técnicos relativos à fala e à escrita no processo de alfabetização, aplicando os princípios linguísticos na interpretação desses problemas e para ajudar e auxiliar a solucionar os mesmos. Tendo em vista que os livros didáticos desconhecem o assunto, pois toda criança tem uma consciência da linguagem oral que se deturba quando ela entra na escola e aprende a escrever, geralmente só será capaz de observar a sua fala depois de adulta e se obtiver um conhecimento de fonética e fonologia. A alfabetização é, portanto, sem dúvida o momento mais importante na formação escolar, pensando nisso essa obra veio para somar, para mostrar principalmente aos educadores seu posicionamento quanto à visão da criança e não julga-la como errada por desconhecer o assunto.
Luiz Carlos Cagliari, nascido em Campinas, em julho de 1945, é professor titular de fonética e fonologia do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Mestre em linguística geral pela Unicamp, Doutor pelo Departamento de Linguística da Universidade de Edimburgo, Escócia. Autor de trabalhos publicados na área da educação, também é pós-doutor na Universidade de Oxford.
Esta obra trata da dificuldade de assimilação entre a fala aprendida no cotidiano e a escrita aprendida na escola, visando um maior esclarecimento e uma solução para essa assimilação, ainda no período de alfabetização, para que as crianças possam desde cedo, estar encaixadas na norma padrão da fala e da escrita.
Trata-se de problemas na assimilação da fala e da escrita vivida por todas as crianças, numa visão geral, que aprendem a falar de forma diferente no cotidiano, e que quando passam a frequentar a escola, se deparam com