RESENHA SOBRE ARTIGO CIENTIFICO
O artigo aborda a elevada incidência de estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que consomem tabaco e álcool, visando o futuro combate a esses males.
Primeiramente, o artigo comenta a relação do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas com um grande numero de doenças contemporâneas, sendo estes responsáveis por uma considerável porcentagem de mortes no mundo.
A seguir, os autores mostram os métodos utilizados na elaboração da pesquisa. Foram entrevistados cerca de 500 estudantes que ingressaram no vestibular de verão de 2008 na UFPel, abrangendo 16 cursos entre as cinco áreas de graduação disponíveis na universidade.
Foi usado um questionário autoaplicado avaliando a frequência com que o estudante consumia álcool e se já havia ou não feito uso de cigarro.
A média de idade entre os entrevistados foi de 22,6 anos. Cerca de 75% afirmaram consumir álcool ao menos uma vez ao mês, sendo a diferença ínfima entre homens e mulheres. Destes, 6,2% apresentaram risco para o alcoolismo. Quanto ao tabaco, 11,8% dos homens e 8,8% das mulheres disseram fumar regularmente ou nos fins de semana. Essa relação e diretamente proporcional à idade e inversamente proporcional a autopercepçao de saúde.
A pesquisa mostra ainda que 92,7% dos entrevistados adquiriram esses hábitos antes de entrarem na universidade. Alem disso, estudantes oriundos de escolas particulares no Ensino Médio e/ou pertencentes a classes socioeconômicas de maior poder aquisitivo apresentam maior tendência ao consumo de álcool e tabaco. Foi mostrado também que estudantes que moram sozinhos apresentam maior