Resenha Sistema Endócrino
Sistema endócrino
A função do sistema endócrino é integrar e controlar as funções do corpo humano, proporcionando assim homeostasia ou equilíbrio no meio ambiente interno. Os hormônios afetam basicamente todas as funções humanas (crescimento, desenvolvimento etc.), e ajudam o corpo a lidar com estresses físicos e psicológicos. Esta resenha tem como objetivo informar resumidamente os aspectos e funções do sistema endócrino, nos possibilitando um melhor entendimento do assunto.
O sistema endócrino consiste em um órgão hospedeiro (glândula), minúsculas quantidades de mensageiros químicos (hormônios), que são secretados para o sangue sendo transportados para todo o corpo em pouca quantidade e em equilíbrio, e um órgão alvo ou receptor (FOX, 1973). Os órgãos que constituem o sistema endócrino são o timo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, a supra-renal e a pineal. A tireóide encontra-se abaixo da laringe, e secreta dois hormônios chamados de Triiodotiramina (T3) e a Tiroxina (T4). Os hormônios tireóideos influenciam no metabolismo, quando em quantidade então resulta em perda de peso.
As glândulas supra-renais estão localizadas acima dos rins, esta se divide em duas partes: a medula supra-renal, que se localiza mais internamente, e o córtex, que fica mais externamente, envolvendo assim a medula. As glândulas das supra-renais secretam dois hormônios, a adrenalina e a noradrenalina. Estes hormônios afetam o coração, os vasos sangüíneos e as glândulas essencialmente da mesma forma com a estimulação direta por parte do sistema nervoso simpático. (FOX, 1973)
Os hormônios do córtex supra-renal resumem-se em Aldosterona, que tem como principal função é controlar a concentração de sódio e o volume líquido extracelular do corpo, e o Cortisol, que tem efeito no metabolismo.
A glândula Hipófise ou glândula pituitária é localizada de baixo da base do