exercicio na gravidez
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA GRAVIDEZ PARA A SAÚDE DE MÃE E FILHO
ALUNO: Ana Cláudia Rodrigues Santos
NOVEMBRO - 2014
Este artigo utilizou o método de pesquisa teórica bibliográfica abordando a atividade física na gestação.
O artigo fala tanto dos benefícios que o exercício físico proporciona no período gestacional, quanto aos cuidados a serem observados pela mãe e pelo profissional da área da saúde em relação a ela.
Devido à quantidade excessiva de hormônios responsáveis pela adaptação do organismo a gravidez, o corpo da mulher sofre várias modificações, que incidem principalmente nos sistemas cardiorespiratório, musculoesquelético e no metabolismo em geral. Dentre esses aumenta a massa corporal, o tamanho do coração, o volume plasmático, a frenquencia cardíaca e urgência de micção, muda o centro de gravidade, diminui a resistência vascular e periférica. A maioria das glândulas endócrinas é alterada.
Antigamente acreditava-se que os exercícios físicos não faziam bem para mulheres gestantes nem para o bebê, e nos dias atuais a maioria dos médicos indicam o exercício para as mesmas, pois melhora a qualidade respiratória, a circulação, fortalece o sistema endócrino e nervoso, combate a fadiga entre outros causados pela gestação, influenciando assim a área de educação física. Porém muitas pessoas ainda continuam a pensar como antigamente.
Foi estudado que os exercícios resistidos com pesos de intensidade leve a moderada podem promover melhora na resistência e flexibilidade muscular ajudando a mulher melhor suportar o aumento de peso e manter uma boa postura. O exercício aeróbico moderado também seria interessante pelo fato de também reduzir riscos de diabete gestacional, pois a ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. Já as gestantes sedentárias, devem iniciar a atividade física respeitando suas individualidades e começando