Gravidez e Exercícios
A grávida ,em geral , fica mais sensível a alterações da glicose.Sendo que o exercício estenuante pode baixar rapidamente os níveis de GLY levando a hipoglicemia mais rapidamente que o normal(com efeitos adversos pro feto).Entretanto, o exercicio leve ou moderado mantém uma estabiliade maior dos níveis de glicose, e pra pacientes com Diabetes tio 2, pois exercícios leve já podem induzir o efeito de treinamento físico: sensibilizar o receptor de insulina e elevar a utilização de glicose nos pacientes.
O exercício extenuante pode também levar a um aumento de temperatura (a mãe regula a temp do feto).estudos em animais mostram que o aumento de temperatura pode levar a defeitos teratogênicos,principalmente no neurotubo. também pode comprometer o fluxo uterino,levando a asfixia ou hipoxia do feto em casos extremos.
Mulheres que se exerciam antes da gravidez e continuam no período gestacional, tendem a pesar menos no período e e ter filhos um pouco menores
Trabalhos de levantamento de carga pesada , aumentam 20/30% a chance de parto prematuro, o aumento de horas trabalhados por semana e maior índice ocupacional também aumentam.
O exercício físico regular reduz a necessidade de redistribuição do fluxo sanguíneo durante o esforço das viceras maternas em direção ao cérebro fetal, comum normalmente, a queda de pO2 fetal é menor em mãe que se exercitam regularmente e moderadamente.
Beneficios: diminui risco de diabetes; menor ganho de peso e adiposidade; diminui complcações obstétricas ;ausência de diferenças significativas na idade gestacional durante o parto,peso ao nascimento e outras complicações como o risco de parto prematuro; menos hospitalização, fase ativa do parto menor
fora os benefícios psicológicos e sociais: melhora da auto estima, bem estar, diminui: risco de depressão,ansiedade, sensação de isolamento social..
tipo de atividades:
BAiXO RISCO :
Caminhar, natação, hidroginástica leve (com temp.