madrid rio estudo de caso
R.A.: 2009067279
Prof.:Marília Dorador
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo
Parque Linear
antes
depois
Após enterrar vias expressas ao longo do rio Manzanares, capital espanhola cria extenso parque linear capaz de integrar bairros e resgatar a história da cidade.
Escritórios Mrío Arquitectos e West 8
Realizado 2004 – 2011
Madrid - Espanha
Os 6 km das vias marginais ao rio Manzanares, correspondentes ao arco Oeste do rodoanel da cidade, foram enterrados, dando lugar a um parque linear de 500 mil m² totalizando toda a extensão do parque em 1.170.000 m² conhecido no País como MadridRío.
O Madrid Río é divido ao longo de 6 distritos ou bairros (Moncloa – Aravaca, Centro, La Latina, Arganzuela, Carabanchel e Usera) conectando as zonas verdes já existentes que fazem de Madrid uma cidade mais equilibrada, sustentável e com maior qualidade de vida. A principal idéia desse projeto foi revitalizar o rio, integra-lo com a cidade, revitalizar os pontos históricos da cidade integrando ao parque. Essas aspirações encontraram expressão em um conjunto de parque e jardins estruturados no conceiro de “3+30”. Três são as unidades de paisagem criadas, trinta são, metaforicamente as intervenções em escala local entregues pelo projeto.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Sálon de Pinos
Puente del Rey
Casa Vargas
Plataforma del Rey
Huerta de la Partida
Casa de Campo
Avenida de Portugal
Jardines de La Virgen del
Porto
9. Jardines de Segovia
10. Estudios Hidrográfico
11. Puente Oblicuo
12. Principe Pio
13. Campo del Moro
14. Palácio Real
15. Jardines de Toledo
16. Parque de la Arganzuela
17. Puente de Praga
18. Puentes Cácaras
19. Matadeiros