RESENHA RUGGIERO Finalizada
VICTOR OLIVEIRA DA SILVA
RESENHA DOS TEXTOS “AS FORMAS DE CONQUISTA” E “A EVOLUÇÃO DA CONQUISTA”
RIO DE JANEIRO
2014
O primeiro capítulo de Ruggiero Romano procura explicar a conquista espanhola sobre os indígenas através dos aspectos militar, religioso e social, demonstrando as superioridades das armas européias, a persuasão aplicada aos indígenas com o intuito de catequizá-los e a predominância cultural espanhola. No segundo capítulo ocorrem as divisões dos aspectos sociais, políticos e econômicos, demonstrando como ocorreu a evolução da conquista sobre os povos indígenas pelos espanhóis.
Um dos aspectos da conquista foi o aspecto militar, de extrema importância para a dominação, pois enquanto um lado(indígenas) lutava com armas simples de pequeno alcance, ou outro(espanhóis) fazia o uso de armas de fogo, emprego do aço, que possuíam um alcance e um poder de destruição muito maior. No aspecto religioso, os colonizadores se aproveitaram de uma série de acontecimentos para se construir a crença de que eles eram deuses vindos para salvar os nativos, isso serviu como alienação aos índios e uma oportunidade para a catequização deles.Com o poderio militar e religioso, os espanhóis sobrepuseram aos nativos sua cultura, causando uma predominância em relação a cultura nativa.
O problema da mestiçagem foi o principal aspecto social da pós conquista, suscitando dúvidas sobre o posicionamento dos mestiços na sociedade, como eles deveriam ser alojados na organização da sociedade? Era um dos maiores questionamentos políticos também, de uma sociedade organizada em cabildos. No âmbito militar a questão abordada era sobre o enriquecimento dos colonos, que se deu através de terras roubadas e trabalho obrigatório sobre os índios, através da encomienda e da mita.
Conclui-se que o texto trabalha com a ideia de conquistas e não somente de uma conquista, pois para que todo processo de sobreposição espanhola ocorresse, tiveram que