Resenha - Resumo - Anthony Giddens - Capitalismo e Moderna Teoria Social
Na visão de Marx, deve haver o fim da alienação entre o indivíduo e a comunidade política para que exista uma verdadeira democracia, e a partir daí a inserção do mesmo na sociedade. Com o sufrágio universal, Marx ressalta que “Só pelo direito de voto universal, a sociedade civil poderá elevar-se na realidade até a abstração de si mesma, à existência polícia como sua verdadeira existência universal e essencial.” Para que ocorra essa participação efetiva é preciso que a crítica teórica se una à prática e assim construa um determinado grupo com potencial socialmente revolucionário: o proletariado.
O proletariado é uma classe que tem cadeias radicais, uma esfera da sociedade que tem caráter universal devido ao seu sofrimento, que não reivindica nenhum direito especial porque o mesmo não é dado, senão aquele direito limitado. Vivem em condições de pobreza que não naturais, ou seja, são resultados da falta de recursos ocasionada pela organização contemporânea da produção industrial. Assim, a emancipação do proletariado, equivale à emancipação de uma sociedade em geral.
A construção de uma crítica teórica do capitalismo moderno começa quando Marx analisa a alienação social. A explicação vem de que os indivíduos estão sempre em busca da satisfação dos próprios interesses e à procura do lucro. A base do