Resenha Radio Days
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Jornalismo
Professor: Gabriel Carven
Disciplina: Radiojornalismo
Aluna: Thanile G. Ratti
Resenha do filme “A era do Rádio/ Radio Days”
Uma história dentro da outra
O filme “Radio Days” de Woody Allen conta a evolução do rádio a partir de momentos da vida do próprio diretor-roteirista. Apesar de não ser um filme que explique cronologicamente nem sistematicamente a história, é possível perceber elementos da evolução do meio de comunicação.
Cenas como a que representa a transmissão da “Guerra dos Mundos” é exemplo disso. Assim como conta a história da transmissão ao vivo e toda a confusão que foi gerada, (a notícia de uma possível invasão extraterreste onde pessoas saíram correndo assustadas, outras até se mataram) a representação no filme é na cena com o pretendente de sua tia, que a abandona no carro e sai correndo.
A influência e a importância daqueles que trabalhavam no rádio é percebido na cena onde um astro do rádio tem um caso com uma funcionária do bar e diz não poder se separar de sua esposa por conta do programa, que era apresentado pelos dois. Nessa cena se percebe como a vida das pessoas que trabalhavam nas emissoras eram influenciadas pelos programas. No caso, o casal mantinha um relacionamento de fachada para que não atrapalhasse o programa e assim não perdessem os ouvintes.
A vida dos ouvintes também era influenciada e explicada pelo rádio. Uma das cenas é o encontro da família do menino judeu com a família de um “mini gênio”. Sua família culpa a sua falta de genialidade pelo fato de ouvir rádio ao invés de dedicar mais horas aos estudos. Essa mesma relação ainda é percebida hoje, mas se modificou com o tempo. Na década de 80, 90 a culpa era da televisão, nos anos 2000 isso se passou para a internet e hoje se dá ao celular.
Outra cena que demonstra a influência do rádio e como o que ele “dizia” falava mais alto, é o momento onde o menino está levando uma surra e