Hist Ria Da Comunica O
Professora Mayara Luma Lobato
Eduardo de Oliveira Rezende - RA: 6507481
Resenha do filme “Radio Days”
A Era do Rádio é um filme de Woody Allen de 1987, nos conta de forma divertida como viviam as famílias no auge do rádio, através das lembranças de um menino judeu na época da segunda guerra mundial.
Naquela época, o rádio tinha provavelmente o papel mais importante na comunicação de massa. Tanto informativo quanto às principais noticias sobre a guerra ou sobre acontecimentos locais e nacionais, como também em relação ao lazer e recreação da população com diversos programas para agradar a família inteira desde as crianças, adolescentes, adultos até idosos.
No filme Woody mostra a influência do rádio na vida da população, com um episódio que em um programa de rádio, foi transmitido uma sequencia de relatos sobre invasões alienígenas na Terra, e o programa causou uma repercussão extrema.
No filme também fica muito claro como era importante e valorizado a voz das pessoas que pretendiam trabalhar neste meio, muitas vezes não importando a aparência, uma vez que no radio ou ouvintes não veriam mesmo.
Filme interessante para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais à respeito da força do rádio antes da televisão, como o rádio estimulava a imaginação de seus ouvintes com a transmissão de suas novelas e outros programas repletos de glamour.
Wood Allen, renomado cinegrafista, roteirista, escritor e ator norte-americano, hoje com 78 anos de idade, começou sua carreira escrevendo colunas de jornais e programas de rádio aos 15 anos. Allen se descreve da seguinte maneira "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)".
Eduardo de O. Rezende, acadêmico no curso de relações publicas na FMU.