CARACT OUTONO
Características gerais:
-
O outono é a estação de transição entre o verão e inverno, iniciando o período de redução das chuvas, das temperaturas e da umidade relativa do ar.
-
Nesta estação, as noites são mais longas que os dias.
-
Aumenta frequência de entradas das primeiras massas de ar frio, oriundas do sul do continente e geralmente de origem polar. Essas massas atuam com maior freqüência e intensidade a partir do mês de abril, ocasionando um declínio de temperatura nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil, e dependendo de sua intensidade, causam geadas em regiões de baixadas e serranas, e até neve em regiões altas, no Sul do Brasil.
-
Ocorrência de nevoeiros e névoa úmida durante a madrugada e início da manhã é muito frequente nesta estação, principalmente nas regiões de planalto, serras e vales.
-
Os ventos ficam mais constantes e intensos.
-
Os dias são mais secos que favorecem ocorrência de queimadas.
-
A mudança brusca na temperatura aliada à baixa umidade do ar prejudica o sistema imunológico dos seres humanos, favorecendo a ocorrência de problemas respiratórios e cardíacos, além de ligeiros desconfortos, como o ressecamento da pele.
-
A redução das chuvas tem impacto direto na agricultura, meio ambiente e nos recursos hídricos, principalmente na manutenção dos níveis dos rios e dos reservatórios das principais hidrelétricas da Região Sudeste do Brasil, além do aumento de focos de queimadas. -
As geadas têm, em geral, impacto negativo na agricultura.
-
Observa-se o fenômeno da caducifólia (quedas das folhas) em algumas espécies de plantas, que é um mecanismo de adaptação à mudança do clima. Como os dias se ficam mais curtos e as chuvas mais escassas essas espécies de plantas têm menor tempo para fazer fotossíntese e para poupar energia derrubam suas folhas.
Outono em Bauru:
-
Temperaturas amenas durante a noite e até o início da manhã favorecem a ocorrência de nevoeiros e névoa úmida.
-
Redução das chuvas