Resenha Processo de implanta o do CRAS
ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE FORQUILHINHA
RESENHA
Este trabalho tem como intuito, mostrar tudo que ocorreu no processo de implantação do Centro de Referência de Assistência Social no Município de Forquilhinha- SC. As dificuldades e facilidades em todo o processo, e a importância da chegada do CRAS à cidade.
No decorrer do trabalho, podemos entender melhor a origem da Assistência Social no Brasil, e aprofundar ainda mais nosso conhecimento sobre a Legião Brasileira de Assistência – LBA, que tinha como objetivo dar apoio aos familiares dos combatentes da Segunda Guerra Mundial.
Um fato importante sobre a Assistência Social, é que ela busca os direitos de cidadania, e não de ajuda ou favor, como explicou bem o trabalho.
Tudo começou a ficar mais fácil com a implantação do SUAS, em 2005. Tendo como características, a gestão compartilhada e contando com o apoio das três esferas de governo, a parceria entre ambas as partes fora fundamental para o crescimento do trabalho social no país. Cada um tinha a sua tarefa, e todos contribuíram na ampliação e melhoria dos serviços prestados.
Com a chegada do CRAS no município de Forquilhinha, as famílias puderam ter acesso aos programas sociais e comunitários. Cerca de 544 famílias foram beneficiadas com os Serviços Sociais, com o objetivo de tirá-las de situações de risco social. No início foi mais difícil, pois, ainda era visível a falta de uma equipe completa para exercer as atividades e que estivesse capacitada. Ainda existe dificuldades por parte dos moradores e usuários dos Serviços Sociais, pois, não reconhecem os serviços desenvolvidos, principalmente no CRAS.
O tempo de adaptação ao CRAS foi um pouco demorado, mas os moradores conseguiram aceitar a implantação e entender os serviços prestados, como: garantir os direitos de cidadania à população, dar ênfase no direito à convivência familiar e comunitária prestando serviços continuados de acompanhamento e