resumo Celio
É difícil falar de publicidade subliminar, difícil porque de inicio você acha que é algo surreal, ou alienação de pessoas fissuradas em ficção. No entanto, ao ler "Propaganda Subliminar e Multimídia", você depara-se com pesquisas cientificas, teorias comprovadas dizendo que uma propaganda no cinema ou até mesmo as palavras bem centradas de um político, podem conter bem mais do que os teus olhos podem ver.
Refazendo o começo, meio e fim, Flávio Callazans mostra o perigo das mensagens subliminares através dos quadrinhos, filmes e propagandas. E desta maneira, propõem como entende-las e como reagir perante a esse domínio inconsciente, que acaba decidindo por nossos atos mais instintivos. Portanto, Propaganda Subliminar Multimídia é um livro muito esclarecedor, que não cai no erro de mostrar só uma análise da propaganda subliminar para quem está informatizado com a área de Comunicação Social, mas contempla o tema de maneira em geral, explicando o quanto estamos à mercê do nosso próprio inconsciente e dá fúria do excesso de informações que engolimos todos os dias.
Segundo o livro todo modo de vida é comunicado subliminarmente, tal qual uma neblina, suave e dissimulada, bombardeando o receptor, consumidor de mensagens por todos os canais sensórios,sinestesicamente, em todas as mídias jornais, revistas, cinema, rádio, televisão etc. desta forma, todas as mídias são subliminares, por isso Calazans denomina as mensagens subliminares de multimídia. O efeitodas percepções subliminares foram descobertos por volta de 1956 afirmam teóricos e pesquisadores.
Em Junho de 1956 Jim Vicary proprietário da empresa Subliminal Projection Company realizou umexperimento de projeção no cinema utilizando o taquicoscópio, projetando a cada cinco segundos sobre o filme Picnic as frases “beba Coca-Cola” ou “Coma pipoca” alegado que teria aumentado