Atividade Custos
Contabilidade de custos
2014
Contabilidade de custos.
Custeio por absorção: Custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
Custeio variável: O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixo ou custo variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos: o sistema de custo contábil (absorção ou integral) e uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
Venda liquida: as vendas líquidas são as vendas depois de todos os descontos, ajustes de preços e retornos foram considerados. Isso às vezes é chamado simplesmente de receita. Os investidores também podem usar as vendas líquidas para avaliar uma empresa. A figura de venda líquida é um indicador da linha real de topo de uma empresa, em oposição à linha de fundo, que é o valor das vendas após os impostos, juros, dividendos de ações preferenciais e despesas operacionais são retirados.
Despesas e Custos Fixos: Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos: limpeza e Conservação, aluguéis de equipamentos e Instalações, salários da administração, segurança e vigilância. Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos