RESENHA: POR QUE ARTE-EDUCAÇÃO?
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Por que arte-educação?Campinas: Editora Papirus, 1991. 6ª edição, 85 páginas.
João Francisco Duarte Júnior Doutorado em Filosofia da Educação
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2000
Mestrado em Psicologia Educacional
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1981
Graduação em Psicologia
PUC-CAMPINAS, 1975
Áreas de Interesse
Educação Estética.
Educação dos Sentidos.
Arte-Educação.
Teorias do Conhecimento.
Modernidade.
Essa obra nos mostra uma nova visão sobre a arte, como ela pode ajudar-nos com ensinamentos mais complexos, nos trazendo uma nova percepção sobre os conceitos da arte.
Sendo divida em oito capítulos, sendo eles: Advertência; Iniciando; Adestramento e aprendizagem; A educação, num contexto cultural; Linguagem e arte; O artista e o espectador; Fundamentos da arte educação e A arte-educação entre nós.
INICIANDO
Antigamente, aula de arte era considerada aula de bagunça e curtição diante de outras disciplinas consideradas “mais sérias” e “mais importantes”.
Após um tempo, em 1943 Herbert Read, criou uma expressão “educação através da arte”, que juntava razão e emoção, baseada nos sentimentos e emoções através da arte, que abreviada e simplificada, passou a se chamar “Educação Arte”. Não significava treino para se tornar um artista, e sim, para obter uma maior sensibilidade para com o mundo a nossa volta.
Em 1971, foi decretada a lei 5692/71, que pretendeu modernizar nossa estrutura educacional, fixando suas diretrizes e bases.
Formar Arte-educador, não só baseado em experiência com aula de arte, mas sim, que tivessem um fundamento teórico e filosófico, adquirido por uma formação superior.
ADESTRAMENTO E APRENDIZAGEM
Adestramento se dá a forma de como um animal desenvolve atividades só para manter sua sobrevivência. Reagindo a estímulos físicos do seu