Resenha pierre levy
A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.
Cibercultura – Pierre Levy
O livro de Pierre Levy tem por objetivo demonstrar que a época que vivenciamos nos propõe um novo espaço de comunicação e é necessário saber os pontos positivos em que eles são úteis a tudo que se refere a vida cotidiana sendo ela na política ou na cultura.
Compara a cibercultura com o rock dos anos 50 pois ambos sofrem desprezo de muitas partes e apesar disso nada impediu que o rock ou a musica pop dos anos 70 fossem porta voz de uma juventude mundial na qual contribuiu para o fim da guerra do Vietnã , não resolveram o problema da fome mas foram de extrema importância para uma grande massa popular relatar o seu descontentamento com o momento presente.
Assim ocorreu também com o cinema que foi culpado por mecanizar as massas por intelectuais que seriam porta voz da cultura, e hoje é reconhecido como uma arte completa e legitimo de todas as formas culturais possíveis, e esse estranhamento e renuncia aparece hoje com as novas praticas sociais, não que tudo que esteja presente nas redes