Bafometro
CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE
JULIO CÉSAR
LARISSA VAZZOLER
MAYARA ANDREÃO
O BAFÔMETRO
PROFESSOR ORIENTADOR: ROBERTA SALLES
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2012
OBJETIVO
Compreender a oxidação de um álcool primário, observando a ocorrência de uma reação de oxi-redução envolvendo material orgânico, com aplicação no cotidiano.
INTRODUÇÃO TEÓRICA O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica no sangue de uma pessoa, pois quando o álcool é absorvido pela corrente sanguínea, ele passa pelos pulmões, que é o responsável pela troca dos gases oxigênio e carbônico. Então quando o ar é expelido pela pessoa, ele entra em contado com o ácido sulfúrico, dicromato de potássio e água, fazendo com que mude a cor, de amarelo para verde. É a partir desta mudança de cor que se estima os níveis de álcool presente no sangue de uma pessoa.
A confiabilidade do bafômetro reside na velocidade com que o álcool é absorvido pelo organismo, esse processo é tão rápido que a concentração de álcool no sangue e nos pulmões são a mesma, o que faz com que o álcool ‘saia’ no sopro.
Seu principio de funcionamento se baseia em reações de oxi-redução. O álcool expirado reage com o oxigênio presente no aparelho, esta reação ocorre com a ajuda de um catalisador ocorrendo assim a liberação de elétrons, ácido acético e de íons de hidrogênio, os elétrons, passam por um fio condutor gerando assim uma corrente elétrica. Tem-se um chip dentro do aparelho que calcula a concentração de álcool no sangue.
Oxidação é o processo em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. Já a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. A oxi-redução, que é uma reação resultante, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre