Acadêmico
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? . São Paulo, SP: Ed. 34, 1996.
Pierre Lévy é filósofo e doutor em ciências da informação. No seu livro ele traz as resultantes e potencialidades que a virtualização causa na atualidade. O autor desembaraça vários ajustes através de uma abordagem racional, com reflexão e base. Uma de suas cinveções é sobre o conceito do que é o virtual. Ele diz que não é o contrário de real, e sim tudo aquilo que pode se concretizar. O autor discorre sobre uma discussão sobre o que é virtual baseado na filsofia, sociologia e tecnologia para caracterizar o fenômeno da virtualização e como isso atingi a economia, a sensibilidade e o cognitivo das pessoas.
Levy explica como a virtualização estar presente na sociedade e nas tecnologias da comunicação nos dias de hoje, no transporte, na medicina, na economia e na política. Pode-se dizer que com o passar dos dias o nosso corpo esta ficando afetado pelas tecnologias da comunicação. Hoje a saúde está vinculada à medicina moderna, como por exemplo a plástica ea substituição do organismo por próteses. A vida do ser humano é caratrizada pela virtualidade.
O autor usa várias situações sociais desde a virtualização do mercado e da economia até os político-sociais. Ele afirma que a sociedade em constante mudanças que podem ser chamada de instabilidade social, pois as mudanças são constantes e o homem precisar se adaptar a todo o momento.
Lévy acredita, à respeito da percepção humana, ser neste aspecto o maior impacto das tecnologias de comunicação já que a virtualização apresenta modificações eloquentes na inteligência das pessoas por causa das grandes redes de ajuda e as viabilizações potencializadas pelo uso das tecnologias. Mas esss são circunstâncias que angustiam o homem desde tempos passados, particularmente quando tem que romper com velhos modelos, os quais chamaram de crise de paradigmas. Se percebe as fases de adaptação da escrita do homem com diversas