resenha pba
No artigo de Banaco ele relata sobre a importância da Psicologia experimental , Análise experimental do comportamento . Esta Atividade consiste em aplicar sobre um comportamento de um rato privado de água, alguns procedimentos de condicionamento operante através de uma caixa experimental. Para a análise experimental do comportamento o objeto de estudo não é o rato ou o Ser Humano, mas sim o comportamento que um organismo emite em função de variações ocorridas em seu ambiente. Seu objetivo enquanto ciência, é buscar leis gerais de comportamento que expliquem por que tal organismo agiu dessa forma ou de outra . O laboratório é a primeira atividade prática onde o aluno acompanhará o desenvolvimento de um outro organismo durante um semestre. Ele será responsável, durante esse tempo, pelos comportamentos de um ser que não ele próprio.
No texto de Banaco fala muito da importância em que o experimento com o rato tem para a formação do analista experimental do comportamento,e concordo plenamente, a experiência em laboratório como o rato nos torna mais perto da realidade também sendo bem prático e se for estudado a fundo pode sim contribuir para a formação do psicólogo,e até mesmo auxiliando com as dificuldades de um psicólogo não conseguindo ajudar quando houver resistência do cliente em relação a alguns problemas e também aprendendo a identificar as variáveis que possam ser controladas .
No artigo de Teixeira e Cirino,relata bastante a aversão aos ratos e Teixeira até cita sobre um programa que foi implantado em alguns laboratórios para diminuir essa aversão , o sistema é como se fosse um vídeo game,um “ rato virtual” o que torna assim um experimento muito artificial ao meu ponto de vista, creio que poderia sim ser outro animal que também teria os mesmos resultados pois são os comportamentos que estão sendo observados e controlados , mas a praticidade de se fazer o