RESENHA PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
Matéria: Técnicas Retrospectivas / Restauro
Livro - O que é Patrimônio Material e Imaterial.
O autor inicia, dando uma breve tratativa do que é cultura, o que é antropologia, e da diversidade cultural, bem o como a relação e interligação desses conceitos, para nos fazer entender melhor, a cultura material e imaterial. Para não perder o raciocínio, darei uma breve ênfase a cada assunto, pois achei de suma importância. O que é Cultura: Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura na Antropologia: Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
O que é Antropologia: Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.
O autor trata também, antes de iniciar o assunto propriamente dito, da diversidade cultural, que são as diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura