resenha os sentidos do trabalho
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ANGELO ROCHA NETO
RESENHA CRÍTICA: OS SENTIDOS DO TRABALHO
BELO HORIZONTE
2014
SÍNTESE:
Atualmente, o trabalho é frequentemente enxergado como uma atividade ligada à dignidade e a processos relacionados às interações sociais. É enxergado como uma atividade essencial, mesmo que não se precise dele para a sobrevivência.
O trabalho vem apresentando novas características: o indivíduo associa o trabalho à característica de poder permitir aos seus familiares maior conforto, qualidade de vida, e também como forma de se relacionar no ambiente onde exerce suas funções.
Diante dessas constatações, a autora comenta as características apresentadas por um contexto de trabalho para que a função desempenhada por determinado indivíduo faça sentido.
Morin apresenta dois modelos com o objetivo de evidenciar os principais aspectos que determinada organização deve observar visando o bom desempenho e a satisfação de seus funcionários:
- Das características do emprego de Hackman e Oldham;
- Concepção de sistemas sócio técnicos de Emery e Trist.
O primeiro modelo sugere cinco princípios em relação às organizações: a reunião de tarefas, a formação de equipes, as relações entre os colaboradores da organização, o enriquecimento das tarefas e os mecanismos de feedback.
O segundo modelo apresenta aspectos do trabalho que podem estimular o comprometimento e a motivação do colaborador. Fatores ligados ao trabalho são semelhantes ao primeiro modelo envolvendo variedades e desafio, aprendizagem contínua, reconhecimento, apoio e um futuro desejável. Porém aborda também fatores como salário justo, estabilidade, política de incentivos, segurança e processos adequados.
Morin baseou o artigo em uma pesquisa de campo feita com administradores e estudantes de administração e auxiliou na conclusão de que o trabalho normalmente é entendido como algo que possui objetivo,