Resenha Critica Do Artigo Os Sentidos Do Trabalho
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
DAYENE MENDES RODRIGUES DE CARVALHO
RESENHA CRÍTICA:
OS SENTIDOS DO TRABALHO
BELO HORIZONTE
2014
DAYENE MENDES RODRIGUES DE CARVALHO
RESENHA CRÍTICA:
OS SENTIDOS DO TRABALHO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina Análise do Desempenho e Potencial, como parte da avaliação referente ao semestre em questão.
Professor: Ricardo Cerqueira
BELO HORIZONTE
2014
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre o artigo Os sentidos do trabalho de Estelle M. Morin, Psicóloga e Professora Titular da HEC – Ecole des Hautes Etudes Commerciales. Esta análise abordará os sentidos do trabalho e os reflexos dele no desempenho de um profissional, relacionando com a matéria lecionada durante a disciplina de Análise do Desempenho e Potencial.
2 – RESUMO
Primeiramente o texto mostra que ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma oportunidade de emprego, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente.
Morin (2001) também expõe que o trabalho representa um valor importante exercendo uma influência importante sobre a motivação dos trabalhadores e também sobre sua satisfação e produtividade. Assim, de acordo com a mesma, os problemas de desempenho organizacional dependem da organização do trabalho e, mais precisamente, do grau de correspondência entre as características das pessoas e as propriedades das atividades desempenhadas.
Dessa forma, o empenho com o trabalho seria o principal indicador da eficácia de uma organização, sendo que a organização do trabalho deve oferecer aos trabalhadores a possibilidade de realizar algo que tenha sentido, de praticar e de desenvolver suas competências, de exercer seu ponto de vista e seu livre arbítrio, de conhecer a evolução de sua atuação e de se ajustar.
Três estados psicológicos teriam, assim, um impacto considerável na motivação e na satisfação de uma pessoa em seu trabalho: