Resenha: Os olhos de Deus
Os olhos de Deus - Documentário Domingos Peixoto
Hellen Caroline dos Santos
Neste documentário, o fotojornalista Domingos Peixoto tenta responder a vários questionamentos registrados em um texto de sua autoria.
De coração aberto, ele nos da uma aula de fotojornalismo social falando sobre os conflitos entre o profissional e o ser humano atrás da lente.
É através deste documentário que ele expõe tudo aquilo que os fotógrafos sentem como seres humanos e que os outros se recusam a enxergar.
O que eu tenho a dizer é que ao ver esse filme eu fiquei com a alma mista entre o sentimento de felicidade e choque. Felicidade por testemunhar palavras que precisam ser ouvidas e choque por ver tanta dor e sofrimento que passa no mundo a fora. Segundo Domingos Peixoto, a fotografia social deve ser vista como um documento, pois, de uma forma ou de outra ela busca sempre alcançar uma transformação. Ainda, de acordo com ele mesmo, ser um fotógrafo social vai muito além do que as pessoas possam imaginar. É ter que registrar momentos e conseguir dar voz a outras pessoas. É ter que enfrentar situações que exigem uma carga emocional muito forte, situações essas em que você vai morrendo aos poucos a cada foto que retrata a dor e o sofrimento. É ter que acreditar muito, ter uma fé quase que inabalável e uma boa estrutura familiar. É ter que viver em situações de risco e questionamentos. É ter que ajudar ao outro sem que ele entenda que a melhor forma de ajuda que um fotógrafo possa oferecer é o retrato da triste realidade que se passa. É ter que chegar ao ponto de ganhar um prêmio de fotografia e ter que se questionar muitas e muitas vezes sobre o porquê que as pessoas dão tanto valor aos animais ao invés de dar mais importância ao ser humano. Pois quantas fotos são tiradas todos os dias de crianças nas ruas e pessoas que são mal tratadas. Mas, ainda assim nenhuma dessas causa tanto impacto a sociedade quanto a foto de um animal em extinção ou que tenha