as biografias de Aleijadinho, Basílio da Gama, Claudio Emanuel da Costa, Antonio Gonzaga e comentarei sobre o Barroco Mineiro.
2099 palavras
9 páginas
E.E.E.F.M.EMBURANAArtes
Uilian Mendes
Distrito de Estrela de Rondônia
Yago santos Azevedo
Artes
Trabalho apresentado ao professor Uilian Mendes, para a obtenção de nota na disciplina de Artes.
Introdução
Nesse trabalho eu estarei apresentando as biografias de Aleijadinho, Basílio da Gama, Claudio Emanuel da Costa, Antonio Gonzaga e comentarei sobre o Barroco Mineiro.
Desenvolvimento
Biografia do Aleijadinho
Muitas dúvidas cercam a vida de Antônio Francisco Lisboa. Praticamente todos os dados hoje disponíveis são derivados de uma biografia escrita em 1858 por Rodrigo José Ferreira Bretas, 44 anos após a morte do Aleijadinho, baseando-se alegadamente em documentos e depoimentos de indivíduos que haviam conhecido pessoalmente o artista. Contudo, a crítica recente tende a considerar essa biografia em boa medida fantasiosa, parte de um processo de magnificação e dramatização de sua personalidade e obra, numa manipulação romantizada de sua figura cujo intuito era elevá-lo à condição ícone da brasilidade, um misto de herói e artista, um "gênio singular, sagrado e consagrado", como descreveu Roger Chartier. O relato de Bretas, contudo, não pode ser completamente descartado, pois sendo a mais antiga nota biográfica substancial sobre Aleijadinho, sobre ela se construiu a maioria das biografias posteriores, mas as informações que traz precisam ser encaradas com algum ceticismo, sendo difícil distinguir o que é fato do que foi distorcido pela tradição popular e pelas interpretações do escritor. Biografias e estudos críticos realizados pelos modernistas brasileiros na primeira metade do século XX também fizeram interpretações tendenciosas de sua vida e obra, aumentando a quantidade de estereótipos em seu redor, que ainda hoje se perpetuam na imaginação popular e em parte da crítica, e são explorados tanto por instâncias culturais oficias como