Resenha - os elementos do jornalismo
COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO
PROFESSORA DAIANE RUFINO
FERNANDA ITO OTA DA PURIFICAÇÃO
O VERDADEIRO JORNALISMO
Teresina – Piauí
2011
O VERDADEIRO JORNALISMO
Os Elementos do Jornalismo / Bill Kovach e Tom Rosenstiel; Tradução de Wladir Dupont. 2ª edição. – São Paulo: Geração Editorial, 2004.
Os autores Bill Kovach e Tom Rosenstiel, conceituados jornalistas norte-americanos, construíram este livro com base em um longo e árduo trabalho iniciado em 1997 quando 25 dos mais importantes jornalistas dos Estados Unidos se reuniram em Harvard para discutir o que havia acontecido com a profissão do jornalista que se misturava com o grande mercado comercial. Após várias pesquisas, estudos e entrevistas com jornalistas e milhares de pessoas concluíram a existência de nove princípios básicos da profissão, daí o titulo do livro (Os Elementos do Jornalismo), onde tratam de assuntos referentes aos valores e finalidades da profissão. A obra se divide em dez capítulos, porém, abordaremos apenas seus três primeiros, estes sempre bem estruturados com muitas opiniões. No primeiro capítulo (Para que serve o Jornalismo?), como já sugere o título, os autores buscam definir a função jornalística e, para isso, utilizam-se de relatos com situações passadas, atuais e opiniões dos entrevistados, reforçando ainda mais suas afirmações.
Em 1981 quando o governo militar polonês silenciava os meios de comunicação, a livre expressão e colocava ao ar o noticiário da televisão estatal, pouco a pouco começou a surgir a imprensa clandestina e formava-se a opinião pública na Polônia: na cidade de Swidnik, perto da fronteira com a Tchecoslováquia, todas as noites, às 19:30 quando ia ao ar o noticiário, a maioria das pessoas saía para passear com seus cachorros em um pequeno parque do centro, elas se recusavam a assistir o programa, sendo esta a sua forma de protesto. Para os poloneses e outros povos o jornalismo servia para construir a