Resenha oque é realidade
O conhecimento científico só é verdade quando essa verdade é benéfica a humanidade, isto é, serve para algum propósito. A ciência ocupa na moderna civilização o lugar outrora ocupado pela teologia, quando as Escrituras Sagradas tinham para o homem o caráter de lei na interpretação das verdades do mundo: a palavra final cabia, em última análise, aos legitimadores e peritos em textos sagrados. Os religiosos simplesmente se recusaram a olhar pelo telescópio de Galileu, pioneiro no método experimental científico, porque suas afirmações eram contraditadas por todas as escrituras e a tradição judaico-cristão, mas apesar de ter sido considerado herege na sua época, Galileu lutou pelo mundo melhor e popularizou a ciência, simplificou e divulgou as teorias.
Assim, a realidade cientifica é válida no âmbito da ciência, verdades estéticas, no âmbito das artes, etc... Não invalidando outras posturas diferenciadas como a religiosa.
Dessa forma, afirmar que uma realidade é cientifica e imutável, é algo impossível, pois que se tratando de um ser pensante que cria, os métodos científicos se valem apenas à particularização dos aspectos da realidade a que se destina, assim teremos áreas de atuação diferenciadas. Logo, o conceito humano de realidade não é tarefa para ciências especificas, e sim para a filosofia que busca a compreensão de como é o mundo, sendo esse processo de perguntas e respostas num diálogo de ação – reflexão – ação. Nesse aspecto temos as ciências antropológicas, sociológicas e psicológicas.
"O cientista observa determinados fatos, organiza-os de modo a