Trabalho
Segundo Paulo Freire automaticamente o ato de ensinar , é também ato de aprender. O ensinar e o aprender sempre caminham juntos. Se aprendêssemos logo no inicio da escolaridade de que ler pode se tornar um prazer e que estudar pode ser uma diversão , talvez tivéssemos uma melhor qualidade nos estudos .
O autor fala sobre a insegurança, o medo do não saber que muitas vezes pode nos paralisar. Nunca devemos deixar que nossas inseguranças e nossos medos tome conta de nossa capacidade de superação.
Ele nos faz refletir sobre a escolha da profissão docente, não pode ser escolhida como ultima opção na vida de uma pessoa, e sim como com o objetivo de formar educadores para a contribuição da sociedade.
Freire cita as qualidades que os educadores devem possuir , e que vão sendo adquiridas com a pratica educativa que são: Humildade , o bom senso amorosidade , a coragem , tolerância , a capacidade de decisão e a segurança.
O autor esclarece que no primeiro dia de aula é comum que o profissional se depare com a insegurança perante os alunos. Paulo Freire aconselhe que o professor seja sincero, e com isso se tornará cada vez mais confiante.
Para Paulo Freire o educador deve por em pratica oque ensina aos alunos, pois eles percebem se os professores fazem oque dizem ou não. Deve ter coerência entre oque se prega e oque se faz, se o professor falar em ética precisa agir eticamente e assim por diante.
Ele nos afirma, que o educador que aprende a ouvir o aluno, também será ouvido por ele. E assim , conduzindo níveis agradáveis de algo para ambos. O educador tem que ter a voz e também dar a voz na sala de aula.
Paulo Frisa a necessidade do educador de conhecer a realidade social de seus alunos, e não se por como superior as condições dos alunos periféricos, e nem de inferior a de alunos de classe social mais alta.
O autor ressalta a importância de estimular a pratica da leitura e da escrita, é importe saber oque eles já sabem para dar continuidade aos