Aventura decimal
Autor: Luzia Faraco Ramos
Ilustradores: Cris e Jean
Editora: Ática
Coleção: Descoberta da matemática
Paulo foi jogar bola no campeonato anual de futebol da escola e se machucou. Ele era o artilheiro do time e marcava muitos gols. Levado para o pronto socorro, o médico imobilizou a perna por 15 dias.
Os pais dele, Ana e Luiz Fernando, trabalhavam fora e não podiam deixá-lo sozinho e resolveu levar ao sítio dos avós, Mário e belinha acompanhados de seu Teófilo que era neto de escravos.
No sítio tinha muitas coisas bonitas e principalmente um lago maior para pescar nadar, e um lago pequeno coberto de vegetação onde chamava atenção no jovem (Paulo).
Depois o Paulo sentiu a saudade de Glória que estudava na mesma escola, mas ela nunca ligou pra ele.
O seu Teófilo (Teo) contava muitas histórias e o Paulo achava muito interessante. Ele levou o menino para dar uma volta ao redor do lago pequeno onde dizia que era um lugar mágico.
Paulo sentou-se à beira do lago para tirar a faixa da perna que ficou machucada. Num descuido, ele se desequilibrou e caiu no lago pequeno que era raso. Mas aos poucos ele foi afundando e a água cada vez mais limpa. Acabou chegando numa passagem secreta onde uma menina chamava pelo seu nome.
Era a Sara, uma menina pequena pedindo ajuda para decifrar um cubo dourado.
Era um lugar muito bonito e cheio de mistério. Do povo todos eram pequenos e o Paulo ficou assustado pensando que ele tinha crescido demais.
A Sara pediu para Paulo ajudar a decifrar o cubo e a colocar na água misteriosa ele desmontava.
Paulo explicou para Sara que a solução era calcular a fração e aos poucos eles foram decifrando o cubo dourado que só desmanchava através da água milagrosa.
Enquanto eles decifravam o cubo Paulo perguntou onde ele estava e por quê ?
A Sara explicou que neste local só entrava crianças e jovens e os adultos não entravam.
Depois de algum tempo,quando o cubo dourado estava totalmente decifrado,a