Resenha Odisseia
Odisseia conta às aventuras de Ulisses para de voltar a sua terra natal após dez anos da guerra de Tróia. Síntese:
A obra Odisseia do autor Homero, terceira edição de biblioteca Clássica sob a direção de G. D. Leoni e Paulo R. Teixeira, com tradução por Odorico Mendes e fonte digital, digitalizado em 2009, apresenta um texto com 250 páginas com uma ótima utilização do português castro e digno de uma incrível e plena poesia. Com 12.110 versos hexâmetros e, assim como a Ilíada, costuma ser dividida artificialmente em 24 livros. Também possui versos apontam para a construção de um texto latino. Apesar de tratar de textos que falam sobre mitos gregos o texto em momento alguma perde o seu valor histórico, estético e universal, e ainda acarreta ao leitor uma grande quantidade de informações sobre literatura latina.
A história narra a aventuras de Ulisses na tentativa de voltar a sua terra natal, Ítaca. Em sua aventura ele enfrenta Deuses que o atrapalham em sua jornada devido ao seu mau comportamento para com os Deuses e assim por muitos anos após sua vitória na guerra de Tróia, Ulisses não consegue voltar para sua casa até que começa a ter ajuda de uma Deusa, Atena.
A história foi escrito com o objetivo de repassar uma cultura clássica literária para toda a Grécia Antiga, e assim consecutivamente para todo o Império Romano. Com um valor altamente rico em cultura, tal obra é até os dias atuais uma das maiores obras literárias do mundo.
A história traz consigo o personagem Ulisses e cita a guerra de Tróia que faz com que o assunto central que é voltado para esse personagem e também para os deuses que eram tão presente e cultivados no cotidiano pelos gregos na época em que foi publicado que tornou o texto tão importante para aquela época e paras futuras obras literárias.
Inicialmente o livro começa com a Assembleia dos Deuses e Atena (deusa da sabedoria) tenta convencer seu pai a ajudar Ulisses a voltar para sua terra natal, Ítaca, onde um