Bibliografia de Paulo
Secretária Nacional de Educação e Cultura
Instituto Teológico Quadrangular
2º Ano
Atos dos Apóstolos
Prof. Pr. Luciano Resende
Pequena Bibliografia do Apóstolo Paulo
Felipe Aires Barcellos
2º Ano
Pelotas
Dezembro/2011
Tudo indica que Paulo nasceu por volta de 5 d.C., em Tarso, na Cílicia ( costa sul da atual Turquia), onde seu pai era um cidadão de destaque e também um judeu muito rigoroso. Paulo herdou a cidadania romana de seu pai, um privilégio raro para alguém nascido fora de Roma. Ainda jovem Paulo foi estudar em Jerusalém, onde tinha parentes. Ele cresceu como alguém extremamente zeloso das tradições de seus pais, como ele mesmo diz (Gl 1.14), um dedicado fariseu, alguém que se opunha violentamente à idéia de que um criminoso maldito podia ser o Messias. Em seu zelo pela lei Judaica, ele iniciou uma campanha violenta contra aqueles que acreditavam naquilo que ele considerava blasfêmia.
Foi então que veio a experiência da conversão, descrita três vezes em Atos (9.3;22.3-21;26.9-18), quando ele descobriu que seu zelo pela lei o levara a perseguir o Messias e que apesar disso, Deus o havia aceito, perdoado, e chamado para ser profeta e apóstolo em nome de Jesus. Sua conversão também foi seu chamado. Mas ele sabia que não podia simplesmente acrescentar a crença em Jesus com Messias a suas crenças judaicas anteriores. Precisava reformar toda a sua teologia, estudando as Escrituras à luz dessa descoberta maravilhosa de um Messias que morreu e ressuscitou, e do seu chamado para pregá-lo aos gentios.
Como podia ele fazer a junção de todas essas coisas? Ele não podia simplesmente rejeitar a lei de Deus, mas com certeza Deus havia feito, agora, algo maravilhosamente novo. É provável que ele tenha passado os primeiros anos após a sua conversão em oração e reflexão profundas na província romana da Arábia. Depois ele começou a trabalhar.
Barnabé foi buscá-lo em Tarso, para ajudar no