Teste de Chama
ROTEIRO DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL
TÍTULO DA PRÁTICA: TESTE DE CHAMA
01 – INTRODUÇÃO
Um modelo atômico é uma representação que procura explicar, sob o ponto de vista da Ciência, fenômenos relacionados à estrutura da matéria e as formas como ela se expressa. Ele visa dar uma explanação sobre a estrutura microscópica da matéria e deve ser capaz de prever outros fenômenos associados a ela.
A partir do modelo atômico de Bohr, ficou estabelecido que os átomos possuem regiões específicas disponíveis para acomodar seus elétrons, as chamadas camadas eletrônicas.
O teste de chama baseia-se nos princípios do modelo de Bohr, de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um elemento químico, alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um ou mais elétrons retornam ao estado fundamental, eles emitem uma quantidade de energia radiante igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. O Quadro 1 mostra alguns exemplos.
Elemento
Cálcio
Estrôncio
Bário
Sódio
Potássio
Cor
Vermelho tijolo
Vermelho carmim
Verde amarelado
Amarelo alaranjado
Violeta claro
Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, pode ser utilizada para identificar um referido elemento.
02 – OBJETIVOS
Identificar, por meio de cor produzida na chama, alguns cátions metálicos; observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr;
03 – PROCEDIMENTO
Acenda o fogo do bico de Bunsen e calibre a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Limpe o fio que será utilizado no experimento aquecendo-o em rubro na chama do bico após tê-lo mergulhado numa solução de ácido clorídrico concentrado. Esse processo deve ser repetido várias vezes até que o fio, quando aquecido, não apresente