Bibliografia de Paulo Freire
1. INTRODUÇÃO 3
2. QUEM FOI PAULO FREIRE 4
2.1 ASPECTOS PEDAGÓGICOS 7
2.2 O MÉTODO PAULO FREIRE 6 2.3 CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES 6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
4. BIBLIOGRAFIA 4
1.INTRODUÇÃO
Este texto vai contar a história de Paulo Freire (1921-1997) um filósofo e pedagogo que contribuiu de forma notável e única na historio da pedagogia brasileira e mundial. Ele foi o mais célebre educador brasileiro.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, onde a partir de suas primeiras experiências ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias.
Paulo Freire é tão reconhecido por seu trabalho que em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. Foi nomeado Secretário de Educação da cidade de São Paulo e ocupou esse cargo de 1989 até 1991.
Vários livros de sua autoria publicados, entre eles o mais conhecido Pedagogia do Oprimido, o livro propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade.
Faleceu em 02 de maio de 1997, deixando saudades e esperança que a educação pode sempre melhorar.
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. - Paulo Freire
2. QUEM FOI PAULO FREIRE
Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na Estrada do Encanamento, no bairro Casa Amarela, em Recife, Pernambuco.
Era de uma família de classe média. Seu pai, Joaquim Temístocles Freire, era oficial da polícia militar de Pernambuco e sua mãe, Edeltrudes Neves Freire, fazia trabalhos domésticos, bordava e tocava piano. Além de Paulo, juntos tiveram Stela, Armando e Temístocles.
Aprendeu a ler