Resenha do Filme A Odisséia
O filme A Odisséia, decorre bem a passagem da cosmogonia (tenta explicar as coisas,através dos mitos) para a cosmologia (explica as coisas através da razão).
O Filme faz uma narrativa através dos mitos nas aventuras de Odisseu-Ulisses, em busca de retornar à Itaca.
O Filme narra como os deuses gregos intervinham em favor de seu povo para auxiliá-los nos momentos de guerras e outros conflitos.
Tudo é baseado nas atitudes de Odisseu e seus companheiros, onde cada atitude tem uma conseqüência e os conjuntos de fatos vão se sucedendo e desencadeando conflitos. O espaço onde transcorrem as ações são os mares, ilhas e cidades percorridas pelos personagens, no tempo transcorrido de dez anos.
Os perigos enfrentados por Odisseu são enfrentados com bravura e coragem, mas ele não teria chance de sobreviver se não recebesse ajuda superior como exemplo,de Atena,no qual lhe prometeu proteção.
Mesmo sabendo ser impossível fugir das provações impostas por Poséidon,deus do mar, Odisseu não fraqueja, a todo tempo busca cumprir seu destino e consagra-se, por isso, como ser humano superior, extraordinário, digno de ser imortalizado pelos seus feitos.
A possibilidade de estar mais próximo de Ítaca tornava-se possível a cada ilha visitada e a cada obstáculo vencido. Foi através de sua sabedoria,coragem e perseverança de homem mortal,que o levou de volta para casa,além de ter sido motivado pelo sentimento supremo que é o amor....Amor pela sua família,amor esse que foi o combustível para desafiar os deuses.
E como resultado foi vitorioso,pois o mesmo foi corajoso acreditou em si próprio e em sua sabedoria.
Ele foi astuto, foi em busca do conhecimento e de provar sua capacidade como homem mortal.
Afinal a cosmologia é isso,é a busca do homem na construção do conhecimento e para o entendimento do que está ao seu redor,é questionar,é a busca do saber. E Ulisses ao desafiar Posídom,demonstra isso,pois o mesmo queria saber se realmente