Resumo de O Alienista
PSICOLOGIA
BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO - MARILEI
RESUMO DO LIVRO: O ALIENISTA DE MACHADO DE ASSIS
NOME: NATHAN FILIPE BORGES FERREIRA
UBERABA
2014
O Alienista, de Machado de Assis.
Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II.
A obra O Alienista, de Machado de Assis, conta a historia do Alienista (Dr. Simão Bacamarte), um respeitado medico conhecido como o melhor da Espanha, Portugal e Brasil. Ele é casado com D. Evarista quem ele pensa ser uma boa mulher para gerar seus filhos, o que acaba não acontecendo.
Dr. Simão então começa a estudar sobre a mente e psiquiatria. Quando se muda para a cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro, resolve pedir autorização ao governo para abrir uma clinica voltada para o estudo das loucuras e doenças da mente.
A clinica recebeu o nome de Casa Verde, onde Dr. Simão interna todos que ele julga ser louco. No começo as internações eram feitas para pessoas que realmente possuíam casos de loucura, mas depois passa a internar pessoas que eram consideradas sãs por toda a população de Itaguaí, Costa, um rapaz que recebeu uma herança que poderia sobreviver a vida toda só com ela mas que gastou tudo e acabou na miséria, foi um desses internados. Nem dona Evarista se safou dessa, foi internada por não conseguir escolher uma roupa para uma festa.
Quando a metade da população já estava internada o povo começou a se revoltar e Canjica (um barbeiro chamado Porfirio) resolveu liderar uma revolta que visava soltar pessoas que foram presas injustamente e que ficou conhecida como “Revolta dos canjicas”. De nada adiantou a manifestação e no final desta os manifestantes também foram internados.
Quando mais de três quartos da população da cidade já haviam sido internadas Dr. Simão percebeu que havia algo de errado com seu critério e decidiu rever isso: quem tinha regularidade em suas ações e firmeza de caráter eram os verdadeiros