Resumo- O alienista
O Alienista é um livro de Machado de Assis que narra a história de Dr: Simão Bacamarte que era o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e da Espanha. Estudou em varias universidades no exterior, mas aos 34 anos regressou ao Brasil, para uma cidade chamada Itaguaí, onde dizia que lá era o seu universo.
Já em Itaguaí continuou os estudos, aos 40 anos e com interesse de ter filhos casou-se com a viúva D. Evarista da Costa e Mascarenha, uma dama de aparência feia mas quem ele acreditava que lhe daria filhos saudáveis . Esperou por cerca de cinco anos pelos filhos que não vieram e não deixou de estudar dessa vez sobre o campo da psiquiatria onde ficou cada vez mais fascinado.
Foi ai que Dr: Simão Bacamarte tem a ideia de criar um hospício pois na época os considerados loucos eram trancados em suas casas e deixados para morrer. O médico conseguiu ajuda dos vereadores da Câmera e assim que teve a licença começou a construir o hospício no qual deu o nome de ‘Casa Verde’.
Capítulo II- TORRENTES DE LOUCOS
Vieram loucos de todas as redondezas para Casa Verde e nem mesmo o Padre acreditou que haviam tantos loucos na região, e em poucos tempos mandaram anexar mais cômodos pois já se tratava de uma grande povoação. O fármaco Crispim Soares era seu grande amigo e ajudante nessa jornada. Dr: Simão não se cansava de estudar sobre os internados cada vez mais se aperfeiçoando, classificando os graus de cada loucura o médico analisava tudo, os hábitos, os gestos, as falas, nada passava despercebido e assim ele os separava por classe e estudada também os métodos de cura para cada um. O médico estava tão obcecado que muita das vezes ia pra sua casa e não trocava sequer uma palavra com D. Evarista.
Capítulo III- DEUS SABE O QUE FAZ
D. Evarista foi ficando cada vez mais triste, não comia, ficou amarela e magra, entrou em profunda depressão. Até que um dia o medico resolve perguntar a sua esposa sobre o que estava