RECURSOS HUMANOS
Antigamente, o RH era ligado apenas na parte de legislação, departamento de pessoal e quando necessário recrutar e selecionar pessoas que alavancassem mudanças na empresa.
Atualmente, o profissional de RH já não pode mais esperar as fraquezas e as necessidades surgirem. Neste seu novo papel é imprescindível ser proativo e fazer as coisas acontecerem, ir atrás dos objetivos e metas da organização.
O profissional de gestão de pessoas deve planejar, levantar dados e informações, analisar, saber ouvir, comunicar com eficiência e manter sempre o alto astral, pois ele também é um tomador de decisões e necessita do maior numero de informações para analisar e prever as coisas que estão para acontecer, podendo assim aproveitar cada situação se for favorável a empresa ou criar estratégias de defesa para que a organização não entre em crise e seja prejudicada, tornando-se um ponto positivo no mercado.
É muito importante conciliar as metas e os objetivos das organizações com as das pessoas, pois as pessoas são recursos obrigatórios que têm sonhos, desejos, necessidades e é dentro deste pensamento que as empresas precisam trabalhar. Uma das formas de conciliação é obter a qualidade de vida dentro da empresa na intenção de reduzir os custos e maximizar os resultados, alcançando assim com maior facilidade o objetivo da empresa que é obter lucro.
Outra mudança que aconteceu no setor de RH é a redução de cargos. Já não existe mais o gerente apenas de salários, gerente de treinamento, de benefícios, de administração de pessoas, etc., todas estas funções se acumulam em um só profissional. E por este motivo o RH procura consultorias de recrutamento e seleção para encontrar talentos.
O cargo do profissional de gestão de pessoas exige que tenha o contato