BATALHA DE MARATONA
Os principais inimigos foram os persas . Os conflitos entre as duas civilizações ficaram conhecidos como Guerras medicas entre os anos de 500 a.C. e 479 a.C.
Os persas dominaram a região do mar Jônio que foi submetida ao Império Persa. Os gregos rebelarem contra os persas, e conseguiram o apoio de outras cidades-Estado, como Atenas, o que levou à guerra entre as duas civilizações.
Batalha de Maratona
A batalha de Maratona ocorreu em 490 a.C.. Os atenienses e os plateenses uniran-se contra os persas. Quando15 mil gregos avançaram contra os persas, em uma abatalha corpo a corpo. Heródoto conta que os persas ao verem os gregos se aproximando sem cavalaria, sem arqueiros, se viram diante exército irracional, e muitos fugiram .
O ataque grego foi tão forte que os persas tiveram que recuar. Milcíades mandou o corredor Fidípedes até Atenas para avisar sobre a vitória. enquanto avamcava com suas tropas até o porto de Falero. Fidípedes teria corrido tanto e tão rápido até Atenas, caiu morto ao fim da jornada.
ABatalha de Maratona marca o fim da primeira guerra médica. Grécia graças a Atenas firmou a sua hegemonia sobre os Persa que passaram dedicar o seu tempo à repressão de uma revolta interna e a conquista ne novas cidades antes de novamente lutar contra Grécia. Esta que seria segunda guerra médica também com desvantagem para os persas.