Resenha Nacirema
Professora: Leila Chalub
Disciplina: Antropologia e Educação
Aluna: Dandara Torres dos Reis
Matrícula: ***********
Resenha:
Ritos Corporais entre os Nacirema
Brasília, 25 de novembro de 2013
Referência
Texto:
Ritos Corporais entre os Nacirema
Horace Miner In: A.K. Rooney e P.L. de Vore (orgs) YOU AND THE OTHERS - Readings in Introductory Anthropology (Cambridge, Erlich) 1976.
Ritos Corporais entre os Nacirema
O comportamento etnocêntrico dos seres humanos que não sabem interpretar certas culturas, faz com que muitas pessoas fiquem cegas para perceber que muitas vezes o que para nós é estranho e inaceitável, para um povo de outra cultura, a nossa cultura que é assim. A cultura dos Nacirema é incompreendida pela sociedade dita civilizada, que tem modos diferentes de fazer as mesmas coisas. Trata-se de um grupo norte-americano que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e Tarahumare do México e os Carib e Awarak das Antilhas. Não se sabe muito sobre a origem dessas tradições.
De acordo com a mitologia dos Nacirema, um herói cultural, Notgnihsaw, deu origem a sua nação; ele é, por outro lado, conhecido por duas façanhas de força – ter atirado um colar de conchas usado pelos Nacirema como dinheiro, através do rio Po-To-Mac e ter derrubado uma cerejeira na qual residia o Espírito da Verdade. A cultura Nacirema tem uma economia de mercado altamente desenvolvida, que evoluiu em um rico habitat natural. Apesar do povo dedicar muito do seu tempo às atividades econômicas, em grande parte do dia fazem alguns rituais centrados no corpo humano, a aparência e a saúde é de extremo interesse, ou até mesmo o maior interesse deste povo. A crença deixa a entender que o corpo humano é repugnante e que sua tendência