Resenha dos Ritos Naciremas
A antropologia até hoje está familiarizada com os costumes dos diferentes povos, que até mesmo os mais exóticos não são assim tão surpreendentes. È o que acontece com os nacirema, um grupo norte-americano que foi alvo de estudos do professor Linton, e a maior questão apontada foi os ritos corporais feitos por esse povo, que traz arcas de masoquismo.
Apesar do que não aparenta ser, a cultura nacirema é baseada na economia de mercado, pois o povo em si dedica-se ao mercado, ao trabalho e aos desenvolvimentos de “remédios” exóticos que utilizam durante os seus rituais, uns ate mesmo tenebrosos por tanta tortura, e acreditem, as maiores são direcionadas ao sexo feminino.
Os nacirema tem uma grande preocupação com o físico e com a saúde, grande parte dos rituais deste povo, é destinada ao corpo, melhoras, questões de autoestima, e a cura de doenças, principalmente espirituais, pois para os nacirema, a possessão de demônios no corpo humano é possível, e destinado a acontecer desde pequeno.
Têm rituais entre os nacirema que são obrigatórios, como os com sacerdote- de-boca, que ocorrem a cada um ano, e o curioso é que o sacerdote para eles é como um dentista para nós, ir aos rituais é a mesma coisa que irmos a uma limpeza bucal, porem entre eles é algo torturoso, pois eles têm pavor e fascinação pela cavidade bucal, pois eles acreditam que há influencia sobrenatural, assim a “limpeza” é de grande tortura, com perfurações que machucam muito, mas para os nacirema, isto é normal e deve ser feito. Há também os ritos com os médico-feiticeiros, que são bem torturosos também, principalmente com as mulheres, pois são dedicados a estética pessoal da pessoa.
É importante ressaltar que cada nacirema também tem em sua casa, poções e encantamentos mágicos destinados a uma função, que são guardados em um cofre na parede como uma espécie de “santuário”, e logo abaixo deste cofre uma pia batismal onde os nacirema se banham com a água