resenha musica e arte
Sem dúvida a música e a arte têm exercido papel essencial no desenvolvimento de crianças e jovens, tanto no que diz respeito ao campo cognitivo, quanto no campo do desenvolvimento físico, psíquico, humano e social.
A história da arte dá-se ao longo dos anos e, durante o passar destes, foi tendo vários estilos: cubismo, barroco, gótico e romântico. Na visão dos gregos a educação era voltada para uma formação do ser integral contemplando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.
O ensino e a aprendizagem de conteúdos que acrescentam para a formação do cidadão são evidenciados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscando a aquisição do conhecimento e produção da arte. No ensino fundamental a arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho, a qual engloba as artes visuais, a música, o teatro e a dança. Estes propiciam a formação artística e estética dos alunos e sua participação na sociedade, acolhendo a diversidade do repertório cultural que vem com o aluno e trabalhando com os produtos da comunidade em que a escola está inserida.
A música normalmente está relacionada ao meio sociocultural do aluno, bem como a transformação dela como um produto cultural, histórico e geográfico. Ela deve levar o aluno a reconhecer estilos musicais de diferentes épocas, sociedades e culturas sem nenhum tipo de preconceito. A música deve ser mais um meio dentro da arte para o aluno expor seus sentimentos, valorizando o seu saber e o dos demais, respeitando as individualidades de cada pessoa.
O professor deve criar ambientes que estimulem o aluno a fazer arte, a desenvolver sua expressividade e a autoconfiança. As atividades sugeridas nesta área devem procurar garantir e auxiliar os educandos a desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação. Durante o desenvolvimento de trabalhos dentro das escolas, os professores devem eleger