Freire ou Mozart? Resenha Crítica
INSTITUTO SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO - ISPG
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
RESENHA CRÍTICA
ANTONIA CONCEIÇÃO GALVÃO DE LIMA
MARANGUAPE-CEARÁ
OUTUBRO DE 2014
FACULDADE KURIOS
INSTITUTO SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO – ISPG
GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
RESENHA CRÍTICA
Trabalho de pesquisa apresentado a Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica da Faculdade Kurios, em cumprimento às exigências para obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, lecionada pelo professor Antonio Edson Martins de Oliveira.
ANTONIA CONCEIÇÃO GALVÃO DE LIMA
MARANGUAPE-CEARÁ
AGOSTO DE 2013 Resenha Crítica
Paulo Freire ou Mozart?
Antonia Conceição Galvão de Lima
Claudio de Moura Castro é um economista Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) 1962. Pós Graduado pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (Brasil), l963. Mestre em Economia pela, Yale University (USA), l964. Doutorado pela University of California – Berkeley (USA), 1964/65 e Ph. D. em Economia pela, Vanderbilt University (USA), l97O.
Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade de Chicago, da Universidade de Brasília, da Universidade de Genebra e da Universidade da Borgonha. Trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente preside o Conselho Consultivo da Universidade Pitágoras e é colunista da Revista Veja desde 1996. É conhecido como um escritor polêmico, conservador, adepto do ultra liberalismo.
No artigo “Paulo Freire ou Mozart?” Claudio de Moura Castro instiga o leitor a fazer um comparativo entre a arte de ensinar e a de tocar piano, duas maneiras de encantar magicamente uma plateia, mostrando as contradições entre as duas. A principal tese defendida pelo o autor é a da formação inspiradora, cuja lógica seja construir o saber através do estudo teórico