Sistema Endócrino
Os hormônios podem ter origem proteíca (não atravessam a mebrana da células, dependem de intermediários {como o íons de cálcio} para serem identificados) ou lipídicos (atravessam a membrana - como sexuais e do córtex da suprarrenal).
Glândulas:
A. Hipófise (Pituitária): localizada na base do encéfalo, é uma projeção do hipotálamo. Se divide em duas partes. Adeno-hipófise (hipófise posterior): produz e secreta:
-Hormônio de crescimento (GH, somatotrófico ou STH) reduz a captação celular de glicose; induz mitoses; participa na formação dos tecidos ósseos, muscular e cartilaginoso.
-Hormônio Adenocortitrófico (ACTH) estimula o córtex da suprarrenal; origina o homônio melonotrófico (que faz o melanócitos produzirem melanina);
-Homônio Tireotrófico (TSH) estimula o tireóide; em situações de frio.
Hormônios gonadotróficos* -Hormônio Folículo Estimulante (FSH)* estimula o amadurecimento do folículo ovariano (em mulheres); estimula a produção de testosterona (homens).
-Hormonio Luteinizante (LH)* estimula ovulação e formação do corpo lúteo (em mulheres); estimula formação de espermatozóides (em homens).
-Prolactina ação mamogênica e lactogênica.
Neuro-hipófise (Hipófise Posterior): Armazena e secreta (o hipotálamo que produz): -Hormônio anti-diurético (ADH ou vasopressina) em situações de hipotensão e alta osmolaridade dos líquidos do corpo; reabsorve água nos túbulos do néfron; reduz a sudorese; promove vasoconstrição.
-Ocitocina promove contrações uterinas para o parto; promove ejeção de leite; estabelece vínculos afetivos.
B. Tireóide: próxima à proeminência laríngea, produz: -Calcitocina em situações de hipercalcemia; promove o depósito nos óssos de cálcio; reduz a absorção intestinal de íons cálcio; aumenta a excreção urinária de íons cálcio;
-Tri-iodotironina (T3) e Tetraiodotironina (T4 ou