resenha mudança global
DICKEN, Peter. Mudança Global: Mapeando as novas fronteiras da economia mundial. Ed. Bookmark. 5ªed, cap.14, p.440-464.
Ao iniciar o capítulo intitulado: “Fazendo as conexões, movimentando os produtos: os setores de logística e distribuição”, Peter Dicken parte para um questionamento: “O que aconteceu com a distribuição no debate sobre a globalização?”, o autor destaca que os processos de distribuição não recebem a devida importância, e enfatiza que os processos de circulação que conectam os componentes da rede de produção são fundamentais e imprescindíveis para que as empresas transnacionais possam realizar suas operações complexas e geograficamente dispersas.
Adiante, em “A estrutura dos setores de logística e distribuição”, Dicken destaca que a função básica dos serviços de distribuição é fazer a intermediação entre compradores e vendedores, em todos os estágios do circuito de produção, destacando que existem muitos estágios no processo de levar os produtos ao mercado de destino, e também a possibilidade de muitos problemas relacionados às condições físicas, limiares políticos, dentre outros.
A seguir, o autor discorre sobre “A dinâmica do mercado”, destacando que o crescimento do mercado de serviços de logística e distribuição está diretamente relacionado com o crescimento da economia como um todo, porém este mercado é altamente heterogêneo, ou seja, a demanda por determinados tipos de serviços de distribuição cresce mais rapidamente do que aquela por outros tipos.
Prosseguindo, o autor ressalta que os mercados de varejo competitivos repercutem sobre a demanda por serviços de logística e distribuição além do circuito de produção. O aumento do poder dos grandes varejistas afeta as empresas de logística responsáveis pela transferência dos produtos para as lojas do varejo.
Em “Inovação tecnológica e os setores de logística e distribuição”, o autor destaca que três critérios dominam os setores de logística e distribuição: velocidade,