Educação ambiental: "Belém, a cidade das águas".
Campus Universitário de Tucuruí
Sistemas de Informação
Educação Ambiental
Docente: Francinei Bentes
Discente: Jamison Vera Cruz
Tucuruí, 13 de setembro de 2013.
RESENHA
A priori, apresenta-se os objetos desta resenha, que visa uma sintetização de “Uma verdade inconveniente” e “Belém, a cidade das águas”, respectivamente.
O combate ao aquecimento global exige uma postura firme, comprometida e em conjunto de todos. Os instrumentos jurídicos para que ocorra uma mudança existem, mas são ineficazes diante da dificuldade de sua implementação. O referido documentário de Al Gore, “Uma verdade inconveniente” pretende analisar de que forma a mudança climática encontra-se tratada no cenário internacional. Pretende-se compreender quais as condições ainda serão necessárias para que ocorra uma efetivação desses instrumentos e com isso haver uma diminuição dos efeitos do aquecimento global a partir da mudança dos hábitos de consumo mediante da implementação de padrões sustentáveis.
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas, fato este bastante enfatizado por Gore.
A grande verdade é que, as mudanças climáticas são consequências da resistência às mudanças dos maus hábitos e costumes inerentes a sociedade. Em suma, depreendese que somente uma conscientização eficaz, partindo do pressuposto do combate aos
“gases estufa”, desmatamentos e queimadas, atrelado a um novo padrão de vida seria possível minimizar as catastróficas consequências.
Em contrapartida, o vídeo “Belém, a cidade das águas”,