Belem
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS BIÓLOGICAS E CONSERVAÇÃO CAMPUS DE ORIXIMINÁ
DISCIPLINA: ESTUDOS INTEGRATIVOS DA AMAZÔNIA-EIA
SEMINÁRIO TEMA: ASPECTOS GERAIS DE BELEM DO PARA
ORIXIMINÁ
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE PARÁ
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIENCIAS BIÓLOGICAS E CONSERVAÇÃO
CAMPUS DE ORIXIMINÁ
DISCIPLINA: ESTUDOS INTEGRATIVOS DA AMAZÔNIA-EIA
Produção de Texto referente ao Seminário – Aspectos Gerais de Belém. Apresentado a Professora Siany Liberal como requisito parcial de avaliação da disciplina EIA.
Elaborado pelos discentes Iara Paulino de Oliveira; Rosivalda; Joao Paulo
ORIXIMINÁ
2015
INTRODUÇÃO
1.HISTÓRICO, LOCALIZAÇÃO E LIMITES
1.2 Localização Geográfica da Cidade de Belém
Os autores SANTOS & ROSARIO (2000), citam que “Belém, capital do estado Pará, está situada a cerca de 1600 km ao norte de Brasília, distando aproximadamente 130 km do oceano Atlântico. A 28 graus de latitude e a 48 graus 29’ de longitude Oeste. Tendo a porção mais consolidada da cidade localizada a oeste, limitada pela Baia do Guajará, na confluência do Rio Guamá, tributário do Rio Pará. Sua Fundação data de janeiro de 1616, sendo o Forte do Castelo o marco inicial desse processo de ocupação. Crescendo a partir do Forte, a cidade teve início na área do atual bairro da Cidade Velha, caracterizando assim uma primeira fase de ocupação.
Em uma segunda fase, a cidade se estendeu em direção à Baia do Guajará, consolidando os atuais bairros do Reduto e Comércio posteriormente, seu crescimento volta a desenvolver-se ao longo do Rio Guamá, se consolidando bastante em termos periférico e muito pouco se interiozando. Somente na segunda metade do século XVIII começa a se observar um movimento de interiorização em sentido contrário a gravitação do rio, surgindo assim a frente sertaneja de penetração ao sitio. Tal movimento se deu basicamente pela ocupação